Saiba mais sobre a polêmica cirurgia para trocar a cor dos olhos

Saiba mais sobre a polêmica cirurgia para trocar a cor dos olhos

Você já imaginou ter os olhos de outra cor que não as originais? Há alguns anos, um procedimento cirúrgico que promete mudar a cor da íris vem ganhado a mídia e dividindo opiniões entre especialistas.

O procedimento, que foi inicialmente concebido para fins reparadores no Panamá e consiste em inserir uma lente artificial colorida por cima da íris, oferece sérios riscos à saúde ocular, apesar de rápido e aparentemente simples. Dentre eles, destacam-se o glaucoma, descompensação da córnea, catarata e até a cegueira.

No Brasil, a cirurgia não teve aprovação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Porém, a popularização de casos sobre o procedimento acabou abrindo espaço para a discussão do comportamento humano e de quanto a vaidade pode levar uma pessoa a correr riscos desnecessários na busca pela relativa perfeição estética.

Por isso, caso seja o desejo do paciente realizar um procedimento tão delicado, é de extrema importância que esteja ciente de todos os riscos, uma vez que alguns deles são irreversíveis.


Fonte: VisaoLaser

Conheça Também