2 doenças que também afetam a visão

2 doenças que também afetam a visão

Nosso corpo tem inúmeras ações e está em atividade intensa nesse exato instante: esteja você quase dormindo, trabalhando, comendo ou fazendo exercícios enquanto lê esse texto, tenha certeza: seu corpo está funcionando a todo vapor.

E como uma máquina muito bem programada e harmoniosa, o que acontece com uma parte pode – e quase sempre vai – afetar outra. E na maioria das vezes, a visão é uma dos sentidos mais afetados.

O diabetes, por exemplo, não é uma doença ocular. Originalmente, afeta os vasos sanguíneos da retina devido ao excesso de glicose. Quando a doença perde o controle, pode afetar os olhos e causar a retinopatia diabética, que é a lesão dos vasos sanguíneos dos olhos. O sangue não circula e a falta de oxigênio prejudica o funcionamento da retina.

Outra condição que pode afetar a visão é a hipertensão. Ela também pode resultar em outro tipo de retinopatia, a retinopatia hipertensiva. Nesse caso, a hipertensão arterial altera os vasos da retina, deixando-os tortos e causando uma atrofia gradativa.

A retinopatia (dos dois tipos) pode evoluir de forma muito grave, podendo até mesmo levar à cegueira.

Tratamento

Para diagnosticar e tratar essas doenças, é importante monitorar a evolução da doença e cuidar rigorosamente da alimentação e medicação. Ambas as condições – diabetes e hipertensão – são tratáveis.

Além disso, é essencial manter os exames oftalmológicos em dia, como o exame de fundo de olho. Agende sua consulta aqui para saber se você precisa iniciar um tratamento ocular.


Fonte: VisaoLaser

Conheça Também